-
Arquitetos: Yaita and Associates
- Área: 227 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Shigeo Ogawa, Shinkenchiku-sha
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente desejava uma casa simples, com um interior totalmente aberto, mas protegido do exterior. Este desejo tornou-se todo o conceito da residência.
Em primeiro lugar, a fim de captar o máximo de luz natural, a sala de estar, sala de jantar e a cozinha foram dispostas no segundo pavimento. Como forma de evitar o olhar do exterior, os espaços foram fechados em conjunto com um pátio, chamado de Pátio Flutuante, onde as paredes foram apoiadas como se estivessem flutuando acima da estrutura da sala em estilo japonês no primeiro pavimento.
No porão, um outro pequeno pátio, chamado de Sunken, foi criado para conectar-se ao pátio do segundo pavimento. Neste pátio estão os dormitórios e banheiros, sob abundante luz, embora estejam localizados no porão.
O primeiro pavimento, que é inserido entre dois espaços privados, acima e abaixo, foi concebido como um espaço mais íntimo. A sala em estilo japonês foi projetada para realizar as cerimônias de chá. A estrutura flutuante do segundo pavimento serve como uma grande cobertura para o primeiro pavimento, criando um espaço aberto e dinâmico.
Os pátios de pavimento proporcionam completamente diferentes experiências. Cada um com uma imagem muito diferente e impressionante.
Além disso, pela estrutura flutuante circula um vento fresco que entra a partir de uma fenda e sopra através do pátio, que pode ser controlado pelos painéis externos.
A Casa Pátio surge como uma nova forma de residência urbana.